Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 18h01

Presidente de Burkina Fasso é reeleito com 80,21 % dos votos

Publicidade

DA EFE

O presidente de Burkina Fasso, Blaise Compaoré, venceu as eleições realizadas no país no último dia 21, informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Compaoré obteve 80,21% dos votos, seguido de Hama Arba Diallo, que recebeu 8,18%, e Stanislas Benewinde Sankara, que ficou com 6,34%, segundo a CENI, que não especificou a percentagem de participação dos 3.239.852 eleitores registrados, um número muito baixo para em um país com 16,300 milhões de habitantes.

O presidente reeleito, de 59 anos, é um antigo capitão do Exército que chegou ao poder em um sangrento golpe de estado em 1987 e implantou um sistema pluripartidário com uma nova Constituição.

Em 1991, ele deixou o Exército e, como civil, ganhou as eleições desse ano e foi reeleito em 1998 e 2005.

Horas antes do anúncio dos resultados, o Tribunal Administrativo de Ouagadougou declarou ilegais as credenciais de votação utilizadas para as eleições presidenciais, mas sem efeito imediato sobre o pleito, informou o juiz encarregado do caso.

"As credenciais não estão adequadas de acordo com o Código Eleitoral, o que significa que as pessoas votaram com cartões ilegais", assinalou o juiz Rene Bagoro, presidente do Tribunal.

No entanto, Bagoro informou que a sentença "não tem consequências imediatas sobre as eleições".

Quatro partidos opositores apresentaram, após o pleito, uma denúncia contra a CENI por ter incluído apenas o ano de nascimento da pessoa nos cartões, sem o dia nem o lugar, o que, afirmaram, pode favorecer uma fraude.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página