Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2010 - 13h54

China precisa pressionar mais a Coreia do Norte, dizem EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O mais alto oficial militar dos Estados Unidos disse que a China precisa intensificar a pressão sobre a Coreia do Norte e se centrar nas "vulnerabilidades" do líder Kim Jong-il, afirmando que Pequim está errada se considera que o chefe norte-coreano é "controlável".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

China disse estar disposta a impedir uma escalada da violência registrada nesta semana na península coreana após a Coreia do Norte ter bombardeado uma ilha sul-coreana. Foi o mais violento bombardeio desde a Guerra da Coreia, de 1950 a 1953.

Mas o almirante Mike Mullen, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, disse na sexta-feira que as ambições nucleares da Coreia do Norte aumentam a ameaça de instabilidade regional.

"É difícil entender por que a China não pressiona mais", afirmou Mullen ao programa GPS, da rede CNN. "A minha sensação é de que eles tentam controlar esse homem. E não estou certo de que ele seja controlável."

Ele acrescentou: "Acho que precisamos nos concentrar em obter a atenção dele, mas a China, em particular, deve se centrar nas vulnerabilidades dele." A CNN divulgou a transcrição da entrevista gravada em 24 de novembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página