Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2010 - 22h18

Presidente sudanês procurado pela justiça internacional deve assistir cúpula na Líbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CARTUM

O presidente sudanês, Omar al Bashir, sobre quem pesa uma ordem de busca da Justiça internacional, assistirá à cúpula entre a União Europeia (UE) e a África, na Líbia, informou na noite deste sábado o ex-presidente sul-africano, Thabo Mbeki, após reunir-se com o sudanês.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Está a cúpula da União Africana e da União Europeia na Líbia. O presidente Bashir viajará para esta cúpula que será seguida imediatamente da cúpula do conselho de paz e segurança da União Africana", disse Thabi Mbeki, após uma entrevista em Cartum com Omar al Bashir e o vice-presidente, Salva Kiir.

Os países da África e da UE reúnem-se segunda e terça-feira em Trípoli, na Líbia, em sua terceira cúpula, oficialmente dedicada ao desenvolvimento econômico, mas na qual a questão da imigração clandestina deveria ser um dos temas abordados.

Desde março de 2009 pesa sobre Bashir uma ordem de prisão da Corte Penal Internacional (CPI) por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur, região do oeste do Sudão, mergulhada há sete anos em uma complexa guerra civil. A CPI acrescentou este ano a acusação de genocídio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página