Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 10h22

Cantor Elton John vira editor-chefe de jornal no Dia Mundial da Luta contra a Aids

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES

Duas rosas ilustram nesta quarta-feira a capa de um número especial do jornal britânico "The Independent", cujo editor-chefe é especialmente o músico britânico Elton John por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Aids.

As flores são um trabalho do britânico Gary Hume, um dos artistas favoritos do músico, que quer simbolizar a transitoriedade da vida, ameaçada pela pandemia da aids.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O número especial traz uma série de matérias, artigos e reportagens dedicados à doença, alguns deles muito críticos com as empresas farmacêuticas e as tentativas atribuídas à União Europeia de defender os interesses da indústria frente à necessidade de genéricos mais baratos que poderiam aliviar o problema na África.

O "The Independent" inclui também vários relatórios sobre a evolução da pandemia em distintas partes do mundo, desde Lesoto e Camboja até a Ucrânia, e os progressos que foram alcançados na luta contra a doença.

Elton John também conseguiu para seu número especial um artigo de Bill Clinton no qual o ex-presidente dos Estados Unidos destaca o trabalho tanto do Fundo Global contra a Aids, a Tuberculose e a Malária como das fundações privadas como a de Bill e Melinda Gates e a do próprio editor-chefe por um dia.

Em um editorial de apresentação do número especial, Elton John fala da esperança que a luta contra a aids desperta no mundo todo e se diz encorajado pelas últimas estatísticas da Unaids (programa da ONU para o combate à doença), segundo as quais há 5 milhões de pessoas em tratamento e desde 2001 houve uma redução de 25% nas novas infecções nos países mais afetados.

Da mesma forma que Clinton, Elton John elogia também o trabalho do Fundo Global, que qualifica como "a resposta mais ambiciosa a uma catástrofe global desde o plano Marshall", e afirma que, junto a outras iniciativas internacionais de organizações beneficentes, acabou com a velha crença de que os países pobres não eram capazes de gerir sozinhos tratamentos complicados.

Mas apesar de as páginas serem em sua maioria dedicadas aos diferentes aspectos da luta contra a aids, este número especial do "The Independent" mostra também outros interesses do músico britânico.

Há matérias sobre cinema, gastronomia e futebol, assim como um ensaio sobre a indústria musical, e colaborações de cineastas como Stephen Fry, chefs como Jamie Oliver e uma entrevista feita pelo próprio editor-chefe com o comediante Jimmy Carr.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página