Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2010 - 08h40

Egito abre as seções eleitorais para segundo turno das legislativas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, NO CAIRO

As seções eleitorais no Egito abriram na manhã deste domingo para o segundo turno das legislativas, nas quais o partido no poder se encontra praticamente sozinho na disputa.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O primeiro turno, em 28 de novembro, foi marcado por acusações de fraude em grande escala e registros de violências, o que levou a Irmandade Muçulmana, principal força de oposição, e o partido liberal Wafd, primeiro partido laico, a se retirar do processo.

O PND (Partido Nacional Democrata), do presidente Hosni Mubarak, obteve 209 das 221 cadeiras no primeiro turno, e só disputará o segundo com pequenos partidos de oposição e independentes.

Os eleitores devem renovar a Assembleia Popular, a mais importante das duas câmaras do Parlamento, que conta com 518 cadeiras, sendo que 508 são escolhidas por voto e dez são designadas por Mubarak.

Inúmeras irregularidades a favor do PND foram denunciadas no primeiro turno por observadores egípcios independentes assim como pela imprensa independente e de oposição, que evocaram votos a mais, compra de votos e ações de intimidação contra os eleitores.

O governo nega as acusações e o PND afirmou ter derrotado a oposição por conta de sua própria fragilidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página