Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2010 - 12h11

Ataque insurgente mata seis soldados da Otan no Afeganistão

Publicidade

DA REUTERS, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

Um ataque insurgente no sul do Afeganistão provocou a morte de seis soldados estrangeiros neste domingo, informou a força de segurança liderada pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), dias antes de Washington completar a revisão de sua estratégia de guerra.

Estas últimas mortes ocorreram próximo ao final de um dos anos mais sangrentos para as tropas estrangeiras e locais no Afeganistão desde a derrubada do Taleban no final de 2001.

A Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, na sigla em inglês), dirigida pela Otan, não deu detalhes sobe o ataque, como a nacionalidade dos soldados, mas este foi o ataque insurgente mais mortal em campo desde um ataque suicida em Cabul em maio, que também provocou a morte de seis soldados estrangeiros.

Mais de 690 soldados estrangeiros foram mortos em 2010, de longe o ano mais sangrento nesta guerra. Um total de 521 soldados estrangeiros foram mortos em 2009. São mais de 2.260 mortos desde o início da guerra.

O aumento no número de soldados mortos deve pesar sobre o presidente norte-americano, Barack Obama, e sua administração, que estão sob pressão para encerrar a guerra que já dura mais de nove anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página