Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2010 - 12h21

Presidente iraniano demite ministro de Relações Exteriores

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, destituiu o ministro das Relações Exteriores Manouchehr Mottaki, anunciou nesta segunda-feira a agência oficial Irna, sem dar maiores explicações.

Ahmadinejad nomeou o chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, para substituir interinamente Mottaki à espera da nomeação de seu sucessor, que deve receber a aprovação do Parlamento.

Salvatore Di Nolfi-1º.mar.10/AP
Chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, foi demitido pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad depois de cinco anos no cargo
Chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, foi demitido pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad depois de passar cinco anos no cargo

"Agradeço e aprecio o trabalho que você realizou durante sua missão no Ministério das Relações Exteriores", escreveu o chefe de Estado na carta enviada a Mottaki, da qual a Irna publica trechos.

Mottaki está no cargo desde a primeira posse de Ahmadinejad, em 2005. Ele se encontra nesta segunda-feira no Senegal, onde entregou uma mensagem de Ahmadinejad ao presidente Abdoulaye Wade, segundo outra nota da Irna.

No último ano, a imprensa iraniana relatou pressões do Parlamento para que Mottaki fosse demitido em caso de novas sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o controverso programa nuclear iraniano. Segundo as notícias, os legisladores sentiam que ele não era um defensor forte e persuasivo o suficiente do Irã no cenário internacional.

A política nuclear do Irã, contudo, é determinada pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Uma quarta rodada de sanções contra o Irã foi aprovada em junho passado pelo Conselho de Segurança da ONU, diante da recusa do país em encerrar o enriquecimento de urânio em seu território. O Ocidente teme que Irã esconda fins militares em seu programa nuclear, acusação que o país nega.

O site de oposição reformista Mardomsalari afirma que Mottaki foi demitido por não ter conseguido se ajustar ao ponto de vista e a política internacional de Ahmadinejad.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página