Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 04h30

Ex-vice-ministro da Defesa é designado novo chefe do Exército sul-coreano

Publicidade

DA EFE

O general Kim Sang-ki, que ocupou o cargo de vice-ministro da Defesa em 2009, foi designado nesta quarta-feira o novo chefe do Exército da Coreia do Sul, em substituição a Hwang Eui-don, que renunciou na terça-feira em meio a um suposto caso de corrupção.

Chefe do Exército da Coreia do Sul renuncia por suposto caso de corrupção

O Ministério de Defesa sul-coreano informou que Kim, de 58 anos, foi escolhido o novo responsável do Exército pelo titular da Defesa, Kim Kwan-kin, e sua nomeação ainda precisa da aprovação do Gabinete, que deverá se reunir com este objetivo na quinta-feira.

Pesaram para sua escolha "várias considerações, incluindo sua experiência em política de defesa e suas conquistas como comandante de operações do Exército", indicou um porta-voz da Defesa citado pela agência local Yonhap.

O novo chefe do Exército sul-coreano ocupou o posto de vice-ministro da Defesa em 2009, antes de ser nomeado responsável do Terceiro Comando do Exército sul-coreano em setembro desse ano.

A renúncia de Hwang aconteceu em meio à forte tensão gerada na península coreana pelo ataque da Coreia do Norte contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, em 23 de novembro, o que deixou quatro pessoas mortas.

O ex-chefe do Exército fora acusado pela imprensa sul-coreana de ter multiplicado sua renda ao comprar em 2002 um imóvel em Seul após ter ciência antecipadamente de que seriam flexibilizadas as restrições para a construção de edifícios em uma determinada zona da capital.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página