Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 18h02

Interpol expede "alerta vermelho" por holandesa integrante das Farc

Publicidade

DA ANSA, EM BOGOTÁ (COLÔMBIA)

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) expediu nesta quarta-feira um alerta vermelho para localizar e capturar a holandesa Tanja Nijmeijer, integrante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Nijmeijer, 32, é uma dos 17 guerrilheiros acusados pelo sequestro dos americanos Tom Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves.

Os três eram agentes de combate ao narcotráfico. Eles foram presos no começo de 2003, quando o avião em que faziam uma expedição de reconhecimento caiu em terras sob o domínio do grupo. Os demais passageiros, um piloto dos Estados Unidos e um soldado da Colômbia, foram baleados e mortos.

Eles permaneceram durante cinco anos em poder das Farc, até serem libertados em uma operação militar em 2 de julho de 2008 --junto à ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt.

Segundo as autoridades colombianas, Nijmeijer se juntou às Farc em 2001. Em 2008, o Exército encontrou em um acampamento guerrilheiro um diário que pertenceria a ela e no qual manifestava estar decepcionada com as Farc por conta dos "privilégios" aos quais tinham direito seus dirigentes.

Após um bombardeio que matou o chefe militar da organização, Jorge Briceño, as tropas encontraram documentos, fotografias e um vídeo de Nijmeijer, onde ela aparecia vestida com trajes militares, desafiando o Exército e assegurando ter entrado para o Comitê Internacional da guerrilha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página