Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 01h45

Tempo ruim dificulta resgate após naufrágio em ilha australiana

Publicidade

DA EFE

O tempo ruim dificulta nesta quinta-feira o resgate de dezenas de imigrantes ilegais que viajavam em um barco que naufragou ontem na ilha australiana de Christmas, no Oceano Índico, informaram fontes oficiais.

Até o momento estão confirmados 28 mortos, mas espera-se que o total aumente para pelo menos 50, já que o número exato de passageiros ainda é desconhecido, afirmou o ministro da Imigração, Chris Bowen.

Foram resgatadas com vida 44 pessoas, entre elas 11 crianças.

Alguns moradores da ilha assinalaram que a tragédia poderia ter sido evitada se fossem respondidas mais rapidamente as mensagens de socorro do navio indonésio, escoltado por um patrulheiro naval.

Pamela Curr, uma ativista a favor dos direitos destes imigrantes, assegurou à Agência Efe que os moradores da região escutaram os gritos procedentes da embarcação e durante 30 minutos tentaram estabelecer contato telefônico com a Marinha, mas não tiveram sucesso.

O Partido Verde solicitou que uma comissão independente investigue o caso, ao estranhar que o potente radar militar da Ilha Christmas não tenha detectado a embarcação.

Milhares de imigrantes viajam todos os anos para a Austrália em busca de trabalho e de uma vida melhor, e 2% destes pedem asilo por virem de zonas de conflito, como Afeganistão, Iraque e Sri Lanka.

Quando interceptados, a política oficial australiana impede sua entrada no país para situá-los depois em outros países ou enviá-los a Ilha Christmas, que atualmente aloja cerca de seis mil refugiados que chegaram em 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página