Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2010 - 08h33

OEA pede adiamento do anúncio do resultado eleitoral no Haiti

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

A OEA (Organização dos Estados Americanos) pediu o adiamento do anúncio do resultado das eleições no Haiti para que uma missão técnica do organismo possa colaborar na recontagem dos votos, anunciou o secretário-geral adjunto Albert Ramdin.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, conversou com o presidente Rene Preval nesta sexta-feira (17) para pedir o adiamento do anúncio dos resultados finais das eleições, afirmou Ramdin.

"O presidente concordou em pedir ao CEP [Conselho Eleitoral Provisório] não anunciar nenhum resultado até que a OEA possa colaborar no processo de esclarecimento do processo eleitoral de 28 de novembro, cujos resultados são controversos", completou.

O CEP tem até 20 de dezembro para anunciar os resultados finais.

A OEA pretende enviar uma missão técnica a Porto Príncipe para investigar as denúncias de irregularidades nas eleições, mas somente se a data do anúncio dos resultados for adiada.

De acordo com os resultados preliminares, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat venceu o primeiro turno, mas terá que disputar um segundo turno com Jude Celestin, candidato de Preval.

Mas o terceiro colocado Michel Martelly contesta o resultado. O anúncio de que Martelly, um famoso cantor haitiano, teria ficado de fora do segundo turno provocou atos de violência de seus simpatizantes em todo o país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página