Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2010 - 10h34

Em mensagem de Natal, família Obama homenageia militares americanos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente americano, Barack Obama, e sua mulher, Michelle, homenagearam os militares dos Estados Unidos, lançando um apelo à população para que os apoiem, em sua mensagem de Natal.

"Hoje, também estamos pensando naqueles que não podem ir para casa nas festas --especialmente todos os nossos corajosos compatriotas que servem no exterior", disse Obama, discursando ao lado da mulher, em uma transmissão de rádio.

Michelle, por sua vez, pediu ao povo americano que apoie suas tropas, pessoalmente ou através de trabalho voluntário em organizações que ajudam famílias de militares.

"E todo mundo pode mandar um presente ou um cartão telefônico pré-pago para as frentes de batalha, ou dar aquilo que muitas vezes é o presente mais importante de todos: simplesmente dizer obrigado", destacou a primeira-dama.

Ela pediu ainda que os americanos dediquem seu tempo aos necessitados. "Nesses momentos de família, amigos e alegria, busquemos prestar atenção aos menos afortunados (...) e aqueles que passam fome e estão sós nesses dias festivos".

Para o presidente, os soldados americanos têm feito tudo que foram solicitados a fazer. "Eles têm sido tudo o que pedimos a eles", indicou Obama. "E mesmo agora, enquanto falamos, muitos estão lutando do outro lado do mundo --na esperança de que, um dia, nossos filhos e netos não precisem fazê-lo".

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009, Obama triplicou o número de soldados americanos no Afeganistão, onde atualmente combatem cerca de 100 mil deles.

Ao mesmo tempo, o presidente reduziu o contingente americano no Iraque para cerca de 50 mil e programou uma retirada gradual cuja conclusão está prevista para o ano que vem.

A primeira-dama americana reconheceu que este "é um dos momentos favoritos de toda a família". Segundo ela, em tempos difíceis como os que atingem os Estados Unidos com a crise econômica global, o melhor presente é "passar tempo com os entes queridos".

Como faz tradicionalmente, a família Obama comemora o Natal no Havaí, onde Obama nasceu e cresceu. De acordo com um porta-voz da Casa Branca, o jantar de Natal dos Obama incluirá "carne, batatas assadas e feijão verde --e torta para a sobremesa".

Antes de partir de férias, a família participou das celebrações prévias em Washington, como a inauguração da árvore de Natal oficial. Nos últimos dias, mais de 100 mil pessoas visitaram a Casa Branca, que, como todo ano, abre suas portas ao público para exibir as decorações natalinas que tradicionalmente são colocadas por voluntários de todo o país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página