Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2011 - 12h28

Obama estuda nomear executivo de banco para chefia de Gabinete

Publicidade

CAREN BOHAN
DA REUTERS, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estuda nomear o executivo William Daley, do J.P. Morgan Chase, para um alto cargo na Casa Branca, possivelmente chefe de gabinete, disse uma pessoa familiar com o assunto.

Daley já ocupou o cargo de secretário do Comércio. Se ele for o escolhido, a decisão ajudará a satisfazer um clamor na comunidade empresarial para maior representação da indústria privada no governo.

Carlos Barria/Reuters
William Daley, ex-secretário de Comércio e executivo da J.P. Morgan Chase, deve ser o novo chefe de gabinete dos EUA
William Daley, ex-secretário de Comércio e executivo da J.P. Morgan Chase, deve ser o novo chefe de gabinete dos EUA

A fonte, que falou sob condição de permanecer no anonimato, ressalvou que ainda não foi tomada a decisão. Obama está na última etapa de uma viagem de férias ao Havaí e nesse período estudou uma série de arranjos na equipe da Casa Branca.

Uma das principais decisões que terá de tomar ao retornar ao trabalho, na terça-feira, é a substituição do principal consultor econômico da Casa Branca, Larry Summers. Fontes no Partido Democrata dizem que o alto funcionário do Tesouro Gene Sperling se configura como o principal candidato ao cargo.

Obama também está avaliando se amplia o papel do responsável pelo setor automotivo, Ron Bloom, dando-lhe uma função mais abrangente na Casa Branca. Atualmente Bloom está encarregado de supervisionar a reestruturação da General Motors Co e do Grupo Chrysler.

Um antigo assessor de Obama, Pete Rouse, ocupa interinamente a chefia de gabinete, em substituição a Rahm Emanuel, que deixou o governo em outubro para disputar a prefeitura de Chicago.

Muitas pessoas no setor empresarial esperavam que Obama indicasse para o lugar de Summers um executivo-chefe. Mas embora Sperling tenha atuado como consultor da Goldman Sachs, sua carreira se concentrou fortemente em políticas públicas.

Daley foi secretário do Comércio no governo de Bill Clinton. Ele levaria para o cargo experiência empresarial, e não apenas no setor financeiro. Integra o conselho da Boeing Co. e foi diretor da Merck and Co. Também presidiu a SBC Communications.

O porta-voz da J.P. Morgan, Joe Evangelisti, não quis comentar o assunto.

Os democratas sofreram o que Obama qualificou de "fragorosa derrota" nas eleições legislativas de novembro. Depois disso, ele vem tentando melhorar suas relações com a comunidade empresarial, que considera sua política para a saúde, entre outras, como um fardo para o setor privado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página