Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2011 - 21h04

Para Obama, massacre no Arizona é uma 'tragédia para todo o país'

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 21h22.

O presidente dos EUA, Barack Obama, convocou uma entrevista coletiva no fim da tarde deste sábado para comentar o ataque que deixou ao menos seis mortos e 12 feridos hoje em Tucson, no Arizona.

"Mais do que uma tragédia para o Arizona, isso é uma tragédia para todo o país", disse Obama. Ele afirmou que a deputada Gabrielle Giffords, atingida com um tiro na cabeça, está "lutando por sua vida".

"Não sabemos ainda o que provou esse ato indescritível", disse ele a jornalistas na Casa Branca. Ele disse ter enviado ao Arizona o diretor do FBI, Robert Mueller, para ajudar a dirigir a investigação.

ATAQUE

Um homem atirou na deputada democrata Gabrielle Giffords e em outras 17 pessoas neste sábado, em um evento político na frente de um supermercado de Tucson, no Arizona (EUA). Seis pessoas morreram, incluindo uma menina de 9 anos e o juiz federal John Roll.

Um tiro atravessou a cabeça de Giffords, 40, explicou o médico Peter Rhee, em entrevista coletiva. "Ela está em estado grave", disse Rhee. "Os neurocirurgiões terminaram de operá-la e posso dizer-lhes no momento que estou bastante otimista sobre sua recuperação. Ela está respondendo aos comandos."

Susan Walsh/AP - 5.jan.11
Gabrielle Giffords ao lado do presidente da Câmara, John Boehner; ela levou um tiro na cabeça
Gabrielle Giffords ao lado do presidente da Câmara, John Boehner; ela levou um tiro na cabeça

Segundo ele, dez pessoas deram entrada no hospital, entre elas, uma menina de nove anos que morreu, e outras cinco pessoas que estão em estado grave.

Mais cedo, a Rádio Pública Nacional (NPR) e a rede CNN chegaram a confirmar a morte de Giffords, mas depois voltaram atrás e disseram haver divergências sobre a informação. Em seguida, a porta-voz do Centro Médico Universitário de Tucson, Darci Slaten, informou que ela estava "viva, mas em estado grave".

A polícia disse que o atirador está sob custódia, e foi identificado por pessoas familiares com a investigação como sendo Jared Loughner, de 22 anos.

O evento acontecia do lado de fora de um supermercado em Tucson. Chamado "Congress on Your Corner" (Congresso na sua Esquina, em tradução livre), o encontro tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente.

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly.

OUTRAS REAÇÕES

A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, também condenou o ataque e disse estar profundamente entristecida pelo incidente. Ela disse que o Departamento de Segurança Interna ofereceu todo tipo de ajuda possível ao FBI (polícia federal americana) e à polícia local, que lideram a investigação.

Em comunicado, o novo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, disse estar horrorizado.

"Um ataque contra alguém que serve ao país e um ataque contra todos que servem ao país. Atos e ameaças de violência contra representantes públicos não têm espaço em nossa sociedade. Nossas preces estão com a parlamentar Giffords, sua equipe, todos que foram feridos, e suas famílias. Este é um dia triste para nosso país."

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página