Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2011 - 10h20

Confrontos na fronteira norte-sul do Sudão deixam ao menos 23 mortos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 23 pessoas morreram em confrontos com árabes nômades próximo à fronteira entre o norte e o sul do Sudão, disseram líderes na disputada região de Abyei nesta segunda-feira, no segundo dia do referendo de uma semana sobra a independência do sul.

O número de mortos pode aumentar e a agência de notícias France Presse, que cita líderes locais, fala em ao menos 33 vítimas da violência.

Analistas citam Abyei como o local mais provável de episódios violentos entre o norte e o sul durante e depois da votação, o clímax de um complicado acordo de paz que acabou com décadas de guerra civil.

O sul deve se separar do norte, predominantemente muçulmano, deixando Cartum sem a maioria de suas reservas de petróleo.

Moradores da região central de Abyei receberam a promessa de um referendo próprio para decidir se ficariam com o norte ou com o sul, mas líderes não chegaram a um acordo sobre como fazer o pleito e a votação, inicialmente prevista para 9 de janeiro, não aconteceu.

Líderes da tribo Dinka Ngok, de Abyei, ligados ao sul, acusaram Cartum de armar milícias árabes da região em confrontos na sexta-feira, no sábado e no domingo e disseram esperar mais ataques nos próximos dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página