Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2011 - 16h16

Investigadores acham caixa-preta de avião que caiu ontem no Irã, matando 77

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Investigadores encontraram nesta segunda-feira a caixa-preta do avião que caiu ontem no noroeste do Irã, matando ao menos 77 pessoas.

A aeronave se dividiu em vários pedaços com o impacto, quando tentava fazer um pouso não programado em meio a uma tempestade de neve.

Imagens mostram destroços de avião que caiu no Irã

Ali Asghar Shadjou/AP
Foto divulgada pela agência de notícias oficial Irna mostra destroços do Boeing 727 que caiu no Irã
Foto divulgada pela agência de notícias oficial Irna mostra destroços do Boeing 727 que caiu no Irã

Os pilotos do Boeing 727, operado pela estatal Iran Air, levava 104 passageiros e tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que havia 105 pessoas a bordo.

O Ministro dos Transportes do Irã, Hamid Behbahani, disse que 77 morreram e 27 ficaram feridos, alguns em estado grave. A agência de notícias estatal Irna disse que duas crianças estão entre os mortos.

Segundo Behbahani, a caixa-preta foi recuperada e "está agora sendo analisada por um comitê que investiga o acidente".

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, enviou uma mensagem de condolência às famílias das vítimas e ordenou uma rápida investigação da causa do acidente.

ACIDENTE

O voo seguia da capital Teerã para a cidade de Urumiyeh, 700 km a noroeste, segundo Shahrokh Nioushabadi, porta-voz da Iran Air.

Os pilotos do Boeing 727 tentaram fazer um pouso não programado em Urumiyeh após relatarem um problema técnico à torre de controle, informou a TV estatal.

Segundo a TV, o avião "enfrentou um incidente" e desapareceu dos radares. A aeronave caiu após uma segunda tentativa de aterrissagem, segundo a emissora.

A TV mostrou imagens da equipe de resgate e sitiantes locais em busca de sobreviventes na noite deste domingo, em meio a destroços do avião e sob nevasca.

Não houve explosão ou incêndio, segundo Mahmoud Mozaffar, chefe de resgate do Crescente Vermelho --o equivalente à Cruz Vermelha nos países islâmicos.

ACIDENTES NO IRÃ

O Irã tem uma história de acidentes aéreos frequentes causados pela frota antiga e com manutenção precária. Sanções dos EUA contra o país persa têm impedido o país de comprar novas aeronaves ou peças sobressalentes do Ocidente.

O último grande acidente aéreo foi em julho de 2009, quando um avião Tupolev da Caspian Airlines com destino a Armênia pegou fogo no ar e caiu em terra perto da cidade de Qazvin, matando todas as 168 pessoas a bordo.

Um dos maiores acidentes aconteceu em fevereiro de 2003, quando um transportador de tropas iranianas Ilyushin-76 caiu no sudeste do Irã, matando todos os 276 soldados da Guarda Revolucionária e tripulantes a bordo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página