Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2011 - 21h44

Relatório da OEA contesta apuração no Haiti e presença de governista do 2º turno

Publicidade

DA EFE, EM PORTO PRÍNCIPE

Um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre os resultados das últimas eleições presidenciais do Haiti, realizadas em 28 de novembro, revisados pelo organismo, outorga o segundo lugar ao cantor e candidato Michel Martelly, em detrimento do governista Jude Celestin.

Se as autoridades eleitorais haitianas aceitarem este relatório, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, vencedora do primeiro turno, disputaria o segundo turno com Martelly, deixando de fora Celestin, que tinha sido declarado como segundo colocado na apuração oficial.

Os técnicos da comissão de verificação da OEA outorgam uma vantagem de aproximadamente 3.000 votos a Martelly sobre Celestin após tirar de ambos, devido às manipulações detectadas, parte dos votos que a apuração oficial lhes outorgou.

No caso de Manigat, o número de votos se manteve inalterado, informou uma fonte diplomática, que pediu anonimato.

Os resultados oficiais do primeiro turno deram a vitória a Manigat com 31,37% dos votos, contra 22,48% do candidato governista Jude Celestin, deixando Martelly em terceiro, com 21,84%.

PROTESTOS

Após a divulgação dos resultados oficiais, uma onda de violentos protestos atingiu o país, onde morreram quatro pessoas em incidentes e distúrbios, o que, somado à pressão da comunidade internacional, levou o Governo haitiano a aceitar a revisão dos resultados efetuada pela OEA.

O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) espera agora que o relatório seja comunicado oficialmente antes de decidir uma próxima etapa no processo eleitoral, cujo segundo turno estava inicialmente fixado para 16 de janeiro, mas as autoridades já descartaram esta data.

O diretor-geral do CEP, Pierre Louis Opont, disse na quarta-feira passada que o segundo turno poderia acontecer em fevereiro.

A fonte indicou que, caso que as autoridades não aceitem as recomendações da OEA, poderia haver novos protestos. Mas, segundo ela, se o relatório for amparado pelo CEP, os eleitores governistas vão apoiar Manigat no segundo turno.

Uma fonte da candidatura de Martelly disse à Efe que desconhece o relatório da comissão da OEA e não quis fazer comentários sobre o assunto.

'Por enquanto não temos uma resposta. Devemos esperar, porque a informação não é oficial. Estamos à espera de conhecer o pronunciamento da OEA e do CEP', declarou essa fonte. EFE

+ Canais

  • '[Acompanhe o blog Pelo Mundo]':http://pelomundo.folha.blog.uol.com.br/
  • '[Acompanhe a Folha Mundo no Twitter]':http://twitter.com/folha_mundo
  • '[Acompanhe a Folha no Twitter]':http://twitter.com/folha_com
  • '[Conheça a página da Folha no Facebook]':http://www.facebook.com/folhadesp

+ Notícias em Mundo

  • '[Atirador que matou seis no Arizona apresenta-se a tribunal federal nos EUA]':http://www1.folha.uol.com.br/mundo/857697-atirador-que-matou-seis-no-arizona-apresenta-se-a-tribunal-federal-nos-eua.shtml
  • '[Ex-líder republicano na Câmara pega 3 anos de prisão por lavagem de dinheiro]':http://www1.folha.uol.com.br/mundo/857675-ex-lider-republicano-na-camara-pega-3-anos-de-prisao-por-lavagem-de-dinheiro.shtml
  • '[ONU aprova US$ 3 milhões em projetos para reconstrução do Haiti]':http://www1.folha.uol.com.br/mundo/857645-onu-aprova-us-3-milhoes-em-projetos-para-reconstrucao-do-haiti.shtml
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página