Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 15h03

Vice-presidente dos EUA elogia progressos no Iraque

Publicidade

DE SÃO PAULO

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, manifestou sua satisfação ante os progressos no Iraque, especialmente nos campos político e de segurança, se referindo à recente formação de um governo depois de nove meses de crise política em reunião hoje com o primeiro-ministro Nouri al-Maliki em Bagdá, capital do Iraque.

Joe Biden, que pisa pela sétima vez no Iraque desde janeiro de 2009 --quando assumiu o cargo--, chegou em Bagdá durante a noite de quarta-feira em uma visita-surpresa.

O vice-presidente começou sua jornada na embaixada dos EUA para se encontrar com o embaixador James Jeffrey e o comandante das forças norte-americanas no Iraque, o general Lloyd Austin.

'Estou aqui para ajudar os iraquianos a celebrar o progresso que conseguiram. Formaram um governo. Isso é bom. Entretanto, eles ainda tem um longo caminho a percorrer.'

Biden ainda renovou o compromisso dos EUA de apoiar o Iraque e construir relações bilaterais duradouras e destacou a recente decisão do Conselho de Segurança da ONU de suspender algumas das sanções que ainda estavam vigentes desde o regime do ditador Saddam Hussein.

Por sua vez, Al-Maliki ressaltou a capacidade do Iraque de enfrentar desafios, tanto em nível de segurança quanto político, e assegurou que os iraquianos podem conseguir seus objetivos.

Pouco depois de sua chegada, nesta quinta-feira pela manhã, pelo menos duas pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas em três atentados separados contra mesquitas nas regiões central e norte de Bagdá.

No ano passado, o vice-presidente fez várias iniciativas diplomáticas para acabar com a crise iraquiana.

Durante sua estadia no Iraque, Biden deve se reunir ainda com o ex-primeiro-ministro iraquiano Ayad Allawi, quem lidera a aliança opositora Al Iraqiya, o presidente Jalal Talabani, e outros líderes políticos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página