Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 13h23

Medvedev pede ao Parlamento que ratifique tratado Start

Publicidade

DA EFE

O presidente russo, Dmitri Medvedev, pediu hoje ao Parlamento que ratifique o novo tratado de desarmamento nuclear Start, aprovado em dezembro do ano passado pelo Senado dos Estados Unidos.

"Os americanos cumpriram com o prometido. Ratificaram o documento, embora com certas dificuldades. Agora é a vez do nosso Parlamento", afirmou Medvedev durante uma reunião com os deputados.

Mikhail Klimentyev/AP
O presidente russo, Dmitry Medvedev, discursa durante encontro parlamentar em Moscou
O presidente russo, Dmitry Medvedev, discursa durante encontro parlamentar em Moscou

O presidente ressaltou que o Start é um documento "muito importante" e expressou sua confiança que o tratado seja ratificado no final do mês por ambas as câmaras parlamentares, a Duma russa (Câmara dos Deputados) e o Conselho da Federação (Senado).

A Duma russa aprovou o Start na última sexta-feira (14) em segunda leitura com o apoio de 349 deputados governistas, enquanto 57 comunistas se manifestaram contra do tratado, ao considerar que debilita a defesa nacional.

Na primeira leitura pela Câmara, em 24 de dezembro, o partido do Kremlin, Rússia Unida, introduziu cinco cláusulas à resolução de ratificação.

Os deputados governistas responderam dessa forma à resolução emitida em dezembro pelo Senado americano no qual asseguram que o novo Start não limita a expansão do escudo antimíssel americano.

Entre outras coisas, a Duma adverte que o desdobramento perto das fronteiras russas de elementos estratégicos do escudo por parte dos Estados Unidos e de outros países será motivo para que Moscou abandone o tratado, já que representaria "uma ameaça à segurança nacional".

O presidente da Duma, Boris Gryzlov, garantiu que o legislativo russo deve ratificar o documento em terceira e definitiva leitura em 25 de janeiro.

Ao assinar em abril o tratado de desarmamento em Praga, Rússia e os EUA fecharam acordo para sincronizar a ratificação do novo Start.

O novo tratado Start reduz em 30% o número de cargas nucleares, até 1.550 por país, e limita a 800 os vetores estratégicos, como mísseis intercontinentais e submarinos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página