Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2011 - 11h43

Pesquisa aponta reeleição do presidente Cavaco Silva em Portugal

Publicidade

DA REUTERS, EM LISBOA

Aníbal Cavaco Silva mantém seu favoritismo para conquistar no domingo um novo mandato como presidente de Portugal, com 61,5% das intenções de votos, segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira pelo jornal "Diário Econômico".

O principal rival dele, o socialista Manuel Alegre, tem apenas 15% das intenções de voto.

O cargo de presidente é meramente protocolar, mas a vitória do centro-direitista Cavaco Silva pode reforçar as iniciativas do país para evitar um resgate econômico internacional e endurecer as medidas de austeridade fiscal --estratégias que o presidente apoia no combate à crise financeira.

Francisco Leong-17jan.10/AFP
Anibal Cavaco Silva faz campanha pela reeleição nas ruas de Espinho; ele é favorito no pleito de domingo em Portugal
Anibal Cavaco Silva faz campanha pela reeleição nas ruas de Espinho; ele é favorito no pleito de domingo em Portugal

O governo minoritário do premiê socialista José Sócrates prometeu reduzir o deficit público de 7,3% para 4,6% do PIB neste ano, por meio de reduções nos salários do funcionalismo público e aumentos de impostos.

A possibilidade do resgate financeiro dominou a campanha para a eleição presidencial. Todos os principais candidatos prometeram fazer de tudo para evitar que Portugal siga o caminho de Grécia e Irlanda, que precisaram recorrer à ajuda da União Europeia e do FMI.

Na semana passada, Portugal conseguiu algum alívio com um bem sucedido leilão de títulos públicos, mas muitos economistas acham que isso apenas adiou a necessidade de resgate.

Cavaco Silva é membro do Partido Social Democrata, de centro-direita, que como parte da oposição a Sócrates tem cobrado profundas reformas estruturais, especialmente com cortes no setor público, para permitir um crescimento sustentável no país.

A pesquisa do "Diário Econômico" foi feita pelo instituto Marktest entre os dias 14 e 16. Ouviu 802 eleitores, e tem margem de erro de 3,46 pontos percentuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página