Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 12h28

Cerca de 30 mil camisas vermelhas protestam contra governo na Tailândia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 30 mil camisas vermelhas participaram neste domingo de uma manifestação pacífica pelo centro de Bancoc, na Tailândia, para pedir a queda do governo de coalizão do primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, apoiado pelos camisas amarelas.

Os manifestantes marcharam pela avenida Ratchaprasong, no centro comercial da capital, e seguiram ao Monumento à Democracia.

As forças de segurança acompanharam a demonstração da Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura, desviando o tráfego e tentando evitar distúrbios e confrontos como os que deixaram 91 mortos e 1.800 feridos no ano passado.

Damir Sagolj/Reuters
Um dos manifestantes dos camisas vermelhas protesta contra governo na Tailândia; país vive crise desde 2006
Um dos manifestantes dos camisas vermelhas protesta contra governo na Tailândia; país vive crise desde 2006

A Frente Unida quer realizar duas mobilizações por mês em Bancoc para pressionar o governo, liderado pelo Partido Democrata, a renunciar. Eles já foram às ruas do centro de Bancoc em 9 de janeiro.

Após os distúrbios do ano passado, quando os manifestantes chegaram a jogar o próprio sangue na sede do governo, o primeiro-ministro se comprometeu em adotar medidas para reduzir a desigual distribuição de riqueza, emendar o sistema político e impulsionar a reconciliação nacional.

Os camisas vermelhas reclamam do descaso do governo com os moradores das áreas rurais e alegam que o atual governo é ilegítimo porque chegou ao poder por meio de pactos parlamentares com deputados desertores.

A Tailândia passa por uma profunda crise política desde o golpe militar de 2006, que derrubou o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que controla a Frente Unida desde o exílio por meio de testas-de-ferro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página