Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 00h53

Coreia do Sul propõe data para conversas militares com Pyongyang

Publicidade

DA EFE

O governo sul-coreano propôs nesta quarta-feira (26) que a reunião militar de trabalho entre as duas Coreias seja realizada no dia 11 de fevereiro em Panmunjom e convidou Pyongyang para um diálogo bilateral com Seul para tratar do abandono do seu programa nuclear.

A reunião militar de trabalho entre as duas Coreias na região fronteiriça de Panmunjom tem como objetivo preparar as agendas, as datas e o local para uma reunião militar de alto nível proposta pela Coreia do Norte na última semana, informaram fontes do Ministério da Defesa sul-coreano à agência local "Yonhap".

Esta será a primeira vez que oficiais militares das duas nações se reunirão desde a troca de tiros de artilharia na fronteira do Mar Amarelo em 23 de novembro, quando quatro sul-coreanos morreram.

A Coreia do Norte recebeu a proposta de diálogo para 11 de fevereiro através da linha militar de comunicação da vila de Panmunjom, informou um porta-voz da Defesa sul-coreana.

Após várias chamadas norte-coreanas para um diálogo bilateral incondicional desde o início de 2011, Seul finalmente concordou com o encontro na semana passada, embora tenha exigido desde o primeiro momento que Pyongyang se desculpe pelo incidente de Yeonpyeong e pelo afundamento em março da corveta sul-coreana "Cheonan", em incidente que matou 46 tripulantes.

Paralelamente, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul propôs nesta quarta-feira ao regime de Pyongyang conversas bilaterais para tratar do abandono do seu programa nuclear, informou a "Yonhap".

Após ter ciência de que a Coreia do Norte começou a enriquecer urânio, Seul solicitou que o regime de Kim Jong-il demonstre compromisso para sua desnuclearização.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página