Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2011 - 11h37

Viagem de Obama pela América Latina incomoda a Argentina

Publicidade

DA ANSA

O anúncio da viagem que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará pela América Latina causou mal-estar no governo argentino, segundo a imprensa local.

O jornal La Nación informou nesta quinta-feira que "foram escutadas queixas contra a administração democrata" dentro da Casa Rosada, sede da Presidência argentina.

O mal-estar foi causado pelo fato de o país não estar entre os destinos da viagem de Obama. Nesta semana, o líder norte-americano anunciou que visitaria, em março, Brasil, Chile e El Salvador.

A publicação afirmou que "vários diplomatas e funcionários argentinos" acreditam que a exclusão do país do roteiro de visitas demonstra a intenção dos Estados Unidos "de priorizar a relação com Brasil como líder da região e de manter um vínculo permanente com o Chile".

De acordo com o La Nación, o governo argentino achou "injusto" o tratamento de Obama com o país, principalmente após a presidente Cristina Kirchner frear a aprovação, durante a 20º Cúpula Ibero-Americana, de uma condenação contra Washington pelas divulgações do Wikileaks.

Questionada pelo jornal, a Embaixada dos Estados Unidos na Argentina disse, por sua vez, que a decisão de Obama de não viajar para a Argentina tem a ver com "a postura inflexível do presidente norte-americano de não querer visitar países que se encontram imersos em processos eleitorais".

A Argentina está com eleições presidenciais marcadas para outubro deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página