Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 03h11

Tiroteio com a polícia deixa 9 maoístas mortos na Índia

Publicidade

DA EFE

Nove supostos guerrilheiros maoístas morreram nesta sexta-feira (28) em um tiroteio com a polícia no estado indiano de Jharkhand, segundo uma fonte policial.

O confronto aconteceu durante a madrugada no distrito de Latehar, onde a polícia cercou um grupo de combatentes maoístas, segundo o superintendente do distrito, Kuldweep Dwivedi, citado pelas agências "Ians" e "PTI".

"Na quinta-feira pela noite recebemos a informação de presença maoísta na selva de Barwadih. As forças policiais cercaram o local e pediram que os maoístas se entregassem. Os rebeldes começaram a disparar contra a polícia e o enfrentamento durou até a manhã", explicou Dwivedi.

Após o tiroteio, os agentes recuperaram nove corpos e confiscaram "uma grande quantidade de armas e munição".

A guerrilha maoísta permanece ativa principalmente no chamado "cinto vermelho", uma faixa de território que abrange o centro e o leste da Índia onde os rebeldes têm vários campos de treinamento e buscam o apoio do campesinato.

O movimento, que foi classificado pelo primeiro-ministro indiano Manmohan Singh como a maior ameaça interna da nação, conta com cerca de 20 mil guerrilheiros, segundo analistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página