Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 02h25

EUA não conseguirão salvar governo de Mubarak, diz Fidel Castro

Publicidade

DA EFE, EM HAVANA

O ex-líder cubano Fidel Castro afirmou nesta terça-feira que a sorte do presidente egípcio, Hosni Mubarak, "está lançada" e que "nem o apoio dos Estados Unidos poderá salvar seu governo".

Na nova edição de suas "Reflexões", divulgada no fim da noite desta terça-feira pela imprensa oficial, Fidel sustenta que o mundo "enfrenta simultaneamente e pela primeira vez três problemas: crise climática, crises de alimentos e crises políticas".

Em seu artigo, Fidel elogia o "inteligente" povo egípcio e destaca a figura de Abdel Nasser, cuja morte em 1970 "significou um golpe irreparável para o Egito".

Fidel recorda que Nasser foi um dos criadores do Movimento dos Países Não-Alinhados, junto com líderes africanos e asiáticos como o indiano Jawaharlal Nehru, o guineano Ahmed Sékou Touré e o indonésio Achmed Sukarno, e que todos eles impulsionaram a luta pela independência das antigas colônias.

O ex-líder cubano aproveitou o artigo para lançar críticas aos Estados Unidos, país que segundo Fidel "não cessou de conspirar contra o mundo árabe, que concentra as maiores reservas petrolíferas do planeta".

Desde 25 de janeiro, o regime de Hosni Mubarak enfrenta uma onda de protestos populares em massa, nos quais manifestantes exigem que o presidente do Egito abandone o cargo que ocupa desde 1981.

Hosni Mubarak anunciou nesta terça-feira que não tentará a reeleição na próxima eleição presidencial, programada para setembro deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página