Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2011 - 02h50

Tropas de Tailândia e Camboja se enfrentam novamente na fronteira

Publicidade

DA EFE

As tropas da Tailândia e do Camboja mantiveram neste sábado um novo enfrentamento na fronteira comum entre os países, depois que na sexta-feira duas pessoas morreram e oito soldados ficaram feridos, indicaram fontes militares.

No enfrentamento, que ocorreu ao amanhecer em uma pequena área da fronteira, ao menos um soldado tailandês foi baleado.

Ao menos duas pessoas morreram --entre elas um militar-- e oito soldados ficaram feridos no enfrentamento que as forças dos países travaram na sexta-feira na mesma zona, próxima aos restos do milenar templo de Preah Vihear.

Além disso, dez casas localizadas em território tailandês foram incendiadas após serem atingidas por disparos vindos do outro lado da fronteira.

O porta-voz do Exército da Tailândia, coronel Sansern Keowkhamnerd, indicou que um civil morreu e quatro soldados ficaram feridos por causa da violência, que segundo sua versão começou quando as tropas do Camboja abriram fogo de artilharia.

Por sua parte, o ministro da Informação do Camboja, Khieu Kanharith, atribuiu o início do enfrentamento a uma incursão do Exército tailandês e assinalou que um soldado cambojano morreu e outros quatro ficaram feridos.

Segundo Khieu, as tropas cambojanas advertiram com disparos para o alto os tailandeses para que se retirassem e estes responderam com tiros.

O porta-voz militar tailandês confirmou que cinco soldados do Exército da Tailândia foram capturados durante o conflito, que durou cerca de duas horas.

O enfrentamento aconteceu horas depois de os ministros das Relações Exteriores do Camboja e da Tailândia terem se reunido na localidade cambojana de Siem Reap para tentar prevenir um aumento da tensão por causa da disputa fronteiriça.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página