Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2011 - 09h39

Confronto mata cinco rebeldes e três policiais no Cáucaso

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Confrontos entre as forças de segurança russas e supostos militantes deixaram ao menos oito mortos na região majoritariamente muçulmana do Cáucaso do Norte, na Rússia.

A agência de notícias russa Interfax, citando uma fonte não-identificada das autoridades de segurança russas, afirmou que cinco insurgentes e três policiais morreram durante a troca de tiros na divisa entre Starvropol, região de maioria cristã, e a província de Karachay-Cherkessia, de maioria muçulmana.

"O combate começou nesta manhã, em um bosque na localidade de Belomechetínskaya", disse um porta-voz da polícia. Um grupo de homens armados abriu fogo contra as forças de segurança, que responderam.

Uma década depois de as forças de segurança removerem os separatistas do poder na Tchetchênia, na segunda de duas guerras, a violência permeia a região predominantemente muçulmana do Cáucaso do Norte, onde rebeldes querem criar um Estado islâmico.

Apesar de a violência ser rara nas áreas de maioria cristã, ataques estão em alta e analistas dizem que isso significa que a insurgência está se espalhando.

No começo deste mês, o líder islamista tchetcheno Doku Umarov assumiu a responsabilidade pelo atentado suicida contra o aeroporto mais movimentado da Rússia, em Moscou, no qual foram mortas 36 pessoas em 24 de janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página