Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2011 - 10h31

Sobrinho do dalai-lama morre atropelado em passeata nos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Jigme Norbu, sobrinho do dalai-lama, morreu na noite desta segunda-feira atropelado por um automóvel quando participava de uma passeata pela liberdade do Tibete, em uma estrada do Estado americano da Flórida.

A polícia rodoviária afirmou nesta terça-feira em um breve comunicado que Norbu estava caminhando na beira de uma rodovia local no nordeste da Flórida quando foi atingido por uma caminhonete às 19h26 de segunda-feira (22h26 de Brasília). Ele morreu na hora.

Jeff Chiu-08.abr.2008/AP
Foto de arquivo mostra Jigme Norbu (esq.) com a foto de seu tio, o dalai-lama; ele foi atropelado quando fazia marcha pela paz
Foto de arquivo mostra Jigme Norbu (esq.) com a foto de seu tio, o dalai-lama; ele foi atropelado quando fazia marcha pela paz

Segundo o site da ONG Embaixador pela Paz Mundial, Norbu, 45, participava de uma manifestação chamada de "Marcha pela Paz" junto a outros ativistas que denunciam a violação dos direitos humanos no Tibete. Eles caminhariam 480 km de St. Augustine a West Palm Beach.

Norbu, nascido em Bloomington, Indiana, era filho de Taktser Rinpoche, irmão do atual dalai-lama. Ele já havia realizado outras caminhadas pela paz, incluindo uma de 1.450 quilômetros de Indiana a Nova York, em 2009.

Pierre Tristam, editor de uma agência de notícias comunitária do condado de Flager, disse que iria entrevistar Norbu em um restaurante próximo ao local do atropelamento.

Ele disse que o ativista caminhava pela linha branca da estrada, que estava escura. Em setembro, um lavador de pratos que saía do mesmo restaurante em que se encontrariam para a entrevista morreu atropelado na estrada.

O carro que atropelou Norbu era dirigido por Keith R. O'Dell, 31, que levava seus dois filhos. Nenhum deles ficou ferido e O'Dell não foi indiciado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página