Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2011 - 07h37

Vulcão gera alerta para moradores de 1.150 casas no Japão

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO

As autoridades japonesas recomendaram nesta quinta-feira a retirada de moradores de 1.150 casas próximas ao vulcão Shinmoe, no sudoeste do país, devido ao temor de que as intensas chuvas possam dar lugar ao deslizamento de cinzas e rochas acumuladas em seu topo.

A recomendação, que afeta cerca de 2.520 moradores da cidade de Miyakonojo, na província de Miyazaki, é a primeira emitida por risco de deslizamentos desde que o vulcão entrou em erupção, em 26 de janeiro.

O Observatório Meteorológico de Miyazaki advertiu que as fortes chuvas registradas na zona continuarão durante a noite e poderão causar deslizamentos da cinza do Shinmoe, que tem altura de 1.421 metros.

O prefeito de Miyakonojo, Makoto Nagamine, solicitou aos residentes que deixem "em breve" seus lares para evitar danos, segundo a agência local Kyodo.

As autoridades já recomendaram a evacuação de cerca de 500 casas no final de janeiro, depois que o Shinmoe entrou em erupção pela primeira vez desde 1959, sendo a primeira em que expele magma em 189 anos.

O vulcão começou a expelir cinza e magma no final de janeiro e desde então entrou em erupção 11 vezes, sem causar danos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página