Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2011 - 11h18

Navios de guerra iranianos cruzarão canal de Suez na segunda

Publicidade

DA EFE, NO CAIRO

Os responsáveis pelo canal de Suez anunciaram neste domingo que os dois navios de guerra iranianos, cuja navegação foi anunciada na semana passada, atravessarão nesta segunda-feira o local.

A informação foi divulgada no Cairo depois que a televisão estatal iraniana "Alalam" disse neste domingo que os dois navios já haviam cruzado a via marítima.

A passagem das embarcações, as primeiras de guerra iranianas que cruzam o canal desde 1979, foi aprovada pelas autoridades egípcias na sexta-feira passada.

Espera-se que nas próximas horas os navios cheguem à entrada sul do canal para se dirigir na segunda-feira em direção ao Mediterrâneo, disseram neste domingo fontes do canal de Suez.

De acordo com fontes oficiais egípcias, a solicitação iraniana indica que os dois navios não transportam material militar, nuclear ou químico.

Na quarta-feira passada, o ministro de Assuntos Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, disse que a entrada de dois navios de guerra iranianos no Mediterrâneo, que segundo ele se dirigem à Síria, era uma provocação de Teerã.

"Trata-se de uma provocação que demonstra que a segurança e a ousadia dos iranianos cresce a cada dia", declarou o ministro israelense.

Fontes do Ministério de Assuntos Exteriores do Egito citadas pela edição digital do jornal "Al-Ahram" qualificaram neste domingo como 'um alvoroço injustificado' a tensão criada por este assunto, que foi 'tirado de suas proporções'.

As fontes disseram que a passagem dos dois navios está de acordo com os compromissos internacionais do Egito e não tem nada a ver com as relações bilaterais. Além disso, lembraram que embarcações israelenses fizeram esse mesmo percurso no passado 'sem causar tanto alvoroço'.

Também acrescentaram que o pedido foi feito antes da queda do regime de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro, e confirmaram que os navios participarão de um exercício naval no litoral da Síria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página