Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 11h03

Jornalista que atirou sapatos em Bush volta ao Iraque e é preso

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O jornalista Muntazer al Zeidi, que ficou famoso após ter jogado seus sapatos no então presidente americano George W. Bush (2001-2009), foi detido nesta quinta-feira por soldados antes de dar uma coletiva de imprensa na qual pretendia convocar uma manifestação para esta sexta-feira.

Zeidi convocou a imprensa diante da mesquita sunita Abu Hanifa de Azamiya, norte de Bagdá, para anunciar --segundo seu irmão, Durgham-- que havia voltado de Beirute, onde se encontrava, para participar nesta sexta-feira na capital iraquiana em uma importante manifestação de protesto pela falta de serviços básicos e contra a corrupção.

Nesta quinta, autoridades iraquianos estão em alerta máximo antes dos protestos, que estão sendo chamados de "Dia de Fúria".

Iraquianos têm realizado uma série de pequenas manifestações pelo país para pedir melhores serviços públicos, mais assistência a viúvas e órfãos e maior proteção aos direitos humanos.

O jornalista da agência de notícias France Presse que se encontrava no local presenciou quando um coronel do Exército o prendeu.

Zeidi ainda tentou evitar a detenção, exigindo ver uma ordem de prisão por escrito, mas acabou seguindo com os militares.

Condenado a um ano de prisão por agredir um chefe de Estado em visita oficial por jogar os sapatos contra Bush, em 2008, Zeidi --considerado um herói por muita gente no mundo árabe-- foi libertado ao final de nove meses por boa conduta.

Mas, temendo por sua segurança, foi morar no Líbano.

Pierre Verdy/AFP
O iraquiano Montzer al Zeide diz que sofreu tortura na prisão durante entrevista coletiva em Paris em 2009
O iraquiano Montzer al Zeide diz que sofreu tortura na prisão durante entrevista coletiva em Paris em 2009
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página