Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 15h13

Brasileiro assume comando da força naval da ONU no Líbano

Publicidade

DA EFE, EM BEIRUTE

O almirante brasileiro Luiz Henrique Caroli assumiu nesta quinta-feira o comando do destacamento naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul), anunciou a missão.

O chefe da Finul, o general espanhol Alberto Asarta Cuevas, transmitiu ao almirante Caroli o comando do destacamento naval (MTF, na sigla em inglês) em cerimônia realizada no porto de Beirute.

O ato ocorreu a bordo da fragata Yildirim, de bandeira turca, na presença de representantes do Exército libanês, diplomatas --entre eles os latino-americanos-- e oficiais dos países que integram a Finul.

Em seu discurso, Asarta agradeceu ao Brasil sua contribuição na força e exaltou o trabalho realizado pelo destacamento naval e a marinha libanesa.

"A MTF desempenha um papel preventivo fundamental, impede o trânsito ilegal de armas e incidentes na linha de fronteira", afirmou o general espanhol.

Revelou ainda que "a força naval libanesa, apesar de suas limitações, demonstrou, uma vez depois da outra, seu profissionalismo e seu compromisso em manter a segurança nas águas libanesas, em estreita colaboração com a MTF".

Por sua vez, Caroli revelou que a Marinha de Guerra de seu país "se orgulha de unir-se" a essa missão e garantiu que a capacidade cada vez maior da marinha libanesa "permite prever futuro promissor".

Desde que começou sua missão, em 15 de outubro de 2006, a MFT inspecionou 36 mil navios, dos quais 900 foram passaram por revisão das autoridades libanesas diante das suspeitas despertadas.

A Finul naval conta com unidades de Bangladesh (dois navios), Alemanha (três), Grécia, Indonésia e Turquia (um de cada país).

O almirante Caroli, do Rio de Janeiro, entrou para Escola Naval do Brasil em 1973 e após avançar na lista chegou a ocupar seu atual cargo em 2007.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página