Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2011 - 11h56

Intelectuais pedem reformas na Arábia Saudita

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM RIAD

Uma centena de intelectuais sauditas pediram reformas políticas, econômicas e sociais neste domingo na Arábia Saudita, pedindo a instauração de uma "monarquia constitucional".

Os intelectuais afirmam em sua petição, publicada na internet, que as revoltas na Tunísia e no Egito tiveram como resultado uma situação no mundo árabe que "impõe (...) a mobilização e um esforço máximo para fazer as reformas antes que a situação se agrave" no reino.

Entre as principais reivindicações citadas no texto está "a instalação de uma monarquia constitucional", "a separação de poderes" e a adoção de uma Constituição.

Até a metade do dia, 132 pessoas tinham assinado a petição, que também exige "eleições universais" no conselho legislativo, assim como o direito a voto e elegibilidade para as mulheres.

O texto solicita também "a adoção de medidas que permitam dar às mulheres o direito ao trabalho, à educação, à propriedade, e à participação na vida pública" e proibir "toda discriminação confessional, tribal, regionalista ou racial".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página