Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2011 - 11h15

México detém acusado por morte de agente dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Marinha mexicana anunciou neste domingo a prisão de um dos chefes do cartel Los Zetas, Sergio "El Toto" Mora, sob a acusação de envolvimento com a morte de um agente alfandegário norte-americano.

Mora foi preso em Saltillo, no norte do país, com outros cinco membros do cartel. Ele foi levado para a Cidade do México, onde seria interrogado por promotores federais.

O suspeito deveria ter sido apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva na noite de domingo, mas o evento foi cancelado pouco antes da hora marcada.

Jaime Zapata e seu colega Víctor Ávila viajavam em uma caminhonete por uma rodovia nos arredores de San Luis Potosi quando caíram em uma emboscada. Eles foram agredidos por vários homens armados, que mataram Zapata e feriram Ávila.

O ataque causou forte reação do governo americano e deve ser um dos temas da viagem do presidente mexicano, Felipe Calderón, aos Estados Unidos no próximo dia 3.

Zapata foi o primeiro funcionário do governo americano morto por criminosos no México desde que Enrique Camarena, membro da Agência Antidrogas Americana, foi assassinado em 1985.

Nos últimos três dias, cinco suspeitos do ataque foram presos no México. Um deles, Julián Zapata Espinoza, teria realizado a emboscada sob ordens diretas de Mora. Ele se defendeu dizendo que foi confundido com integrantes de um grupo rival.

O Los Zetas sofreu outro grande golpe no domingo com a prisão de seu operador financeiro, Luis Miguel Rojo Ocejo, 27. Ele foi preso em San Luis Potosí, também em relação com os ataques.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página