Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 15h23

Inspetores nucleares da ONU visitarão usina na Síria, diz fonte

Publicidade

DA REUTERS, EM VIENA

A Síria concordou em permitir que inspetores nucleares da ONU (Organização das Nações Unidas) entrem em uma usina onde é produzido material com urânio, disse nesta quarta-feira uma fonte diplomática. Washington afirmou, porém, que a iniciativa de pouco valeria para responder às acusações de atividade nuclear sigilosa.

Familiar com a investigação da ONU sobre as informações da inteligência dos EUA sugerindo que a Síria tentou construir um reator capaz de produzir plutônio para bombas atômicas, a fonte disse que autoridades da Síria e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) concordaram com a visita numa reunião esta semana.

A fonte da AIEA disse na quarta-feira que os dois lados marcaram uma data e definiram um programa para a viagem à usina de purificação de ácido de Homs, que gera como subproduto concentrados de urânio ou óxido de urânio. A fonte não forneceu detalhes.

A autorização para a entrada de inspetores apenas em Homs, no entanto, não seria suficiente para aplacar as preocupações do Ocidente com a Síria --que repetidas vezes negou as solicitações da AIEA para um acesso maior a um local deserto considerado crucial para resolver a questão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página