Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 11h18

Arábia Saudita proíbe protestos no país e promete usar força

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Ministério do Interior da Arábia Saudita proibiu neste sábado todas as manifestações e protestos no país e alertou que empregará as forças de segurança contra quem tentar alterar ou infringir o sistema.

"As forças de segurança estão autorizadas legalmente a adotar as medidas requeridas contra todo aquele que tentar alterar ou infringir o sistema de qualquer maneira", afirmou o porta-voz da pasta, general Mansur el Turki, em comunicado divulgado pela agência estatal SPA.

Nos últimos dias, a minoria xiita realizou pequenas manifestações no leste do país, região de produção de petróleo. O país é controlado por uma dinastia sunita conservadora e os xiitas pediam a libertação de prisioneiros que alegam estarem detidos sem julgamento. Os xiitas reclamam ainda que eles enfrentam preconceito para conseguir cargos no governo e benefícios sociais disponíveis aos outros cidadãos sauditas.

O governo saudita nega as acusações. Na semana passada, o rei Abdullah retornou a Riad depois de passar três meses se tratando nos Estados Unidos e divulgou um pacote de US$ 37 bilhões em benefícios sociais em uma aparente tentativa de acalmar a revolta popular e evitar a onda de protestos que varre o mundo árabe e já derrubou os ditadores da Tunísia e Egito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página