Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2011 - 06h41

Estônia realiza 1ª eleição parlamentar desde entrada na zona do euro

Publicidade

DA EFE

A Estônia realiza neste domingo as primeiras eleições parlamentares desde sua entrada na zona do euro no dia 1º de janeiro passado, tendo o Partido da Reforma Estoniana (ER) --do primeiro-ministro, Andrus Ansip-- como claro favorito para a vitória.

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 9h local (4h de Brasília) e fecharão às 20h local (15h de Brasília). Os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados na madrugada de segunda-feira.

Segundo as pesquisas, a legenda conservadora de Ansip é apoiada por mais de 30% do eleitorado, no que é considerado um respaldo à política de austeridade introduzida pelo chefe do Executivo desde a eclosão da crise financeira internacional.

O segundo partido nas intenções de voto é a formação de centro-esquerda Partido de Centro Estoniano (EK) --do prefeito de Tallinn, Edgar Savisaar--, com 22%, em grande medida graças ao apoio da minoria russa.

Já o partido de centro-direita Res Publica, do ex-primeiro-ministro Mart Laar, que integra a coalizão governista, obtém 20% das intenções de voto, enquanto o Social-Democrata Estoniano (SDE) conta com 13%.

Conforme as pesquisas, a coalizão de Governo liderada por Ansip somaria 57 das 101 cadeiras da Assembleia do Estado, portanto, mais do que a maioria, de 51.

O Parlamento --unicameral-- vencedor das eleições de março será o encarregado de escolher o novo presidente do país na segunda metade deste ano.

Segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC), um recorde histórico de estonianos votaram antecipadamente pela internet (140.846 eleitores, 15% do total) entre 28 de fevereiro e 2 de março.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página