Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2011 - 14h20

OLP comemora novo status diplomático de sua delegação em Londres

Publicidade

DA EFE

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) expressou nesta terça-feira sua satisfação pela decisão do Reino Unido de elevar a categoria da representação palestina em Londres à de missão diplomática.

"É uma prova mais que a comunidade internacional se movimenta em direção para o reconhecimento do Estado palestino", disse à rádio pública palestina Hanan Ashrawi, veterana política e membro do comitê executivo da OLP.

Ashrawi, que foi membro das equipes negociadores palestinos na década dos anos 1990, destacou que o Reino Unido expressou com clareza que as negociações de paz devem dirigir à criação de um Estado palestino com capital em Jerusalém Oriental.

Na segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, anunciou a mudança em discurso perante o Parlamento. Ele justificou a medida lembrando o alcance da ajuda britânica à Autoridade Nacional Palestina, assim como o trabalho com os palestinos.

No meio do atual clima de instabilidade política e social no Oriente Médio e o Norte da África, Hague ressaltou a importância que este Executivo continue advogando por uma solução duradoura ao conflito palestino.

O novo status da delegação palestina responde aos esforços diplomáticos da OLP para obter o reconhecimento internacional à criação de um estado independente, perante a estagnação das negociações de paz com Israel desde setembro.

Os palestinos aspiram a obter respaldo de 150 países antes do próximo período de sessões na ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro.

Nove países latino-americanos reconheceram o Estado palestino nos últimos meses, enquanto vários países europeus elevaram o status das delegações palestinas.

Israel afirma que o reconhecimento de um Estado que não existe atrapalha qualquer possibilidade de alcançar uma solução negociada, ao não encorajar aos palestinos a retornar às negociações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página