Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 08h13

Vítima de tsunami em 2010, Chile emite alerta após tremor no Japão

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, emitiu nesta sexta-feira um alerta preventivo de tsunami a todas a costa chilena após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão e que deixou ao menos 32 mortes. O mandatário pediu ainda para que a população não altere sua vida normal.

"Dispusemos da aplicação de um alerta preventivo em toda a costa nacional", afirmou Piñera no Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

"Se houver consequências [do tremor e tsunami no Japão], isso ocorrerá nas últimas horas do dia de hoje [sexta]. A população deve se manter informada", completou.

Segundo as informações oficiais, a primeira onda atingiria o território chileno às 20h55 (mesmo horário em Brasília) na ilha de Páscoa, um território insular com cerca de 4.000 habitantes em meio ao oceano Pacífico, a 3.500 km de distância do continente.

Na região, a expectativa é de uma retirada de moradores das áreas mais altas até as 12h, segundo afirmou o comandante da Marina chilena na região, Claudio Montenegro.

Piñera fez um chamado à calma e pediu à população --que em 27 de fevereiro de 2010 sofreu um tremor de magnitude 8,8 que também gerou um tsunami e deixou 524 mortos-- para que realize suas atividades cotidianas.

"As aulas [nos colégios] devem ser realizadas com normalidade, o mesmo sobre o funcionamento de nossos portos."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página