Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 08h30

Usinas nucleares do Japão são fechadas em segurança após tremor

Publicidade

DA REUTERS, EM VIENA

As quatro usinas nucleares japonesas situadas perto da área atingida pelo terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o nordeste do país nesta sexta-feira foram fechadas em segurança, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A agência, entidade da ONU (Organização das Nações Unidas) para a fiscalização de energia nuclear, sediada em Viena, disse que estava buscando mais informações sobre que países e instalações nucleares poderiam estar em risco pelo tsunami provocado pelo terremoto.

"As quatro usinas nucleares do Japão mais próximas ao local do tremor foram fechadas em segurança", disse a agência em comunicado, acrescentando que estava agindo em conjunto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para obter mais detalhes da situação.

"A agência ofereceu seus serviços ao Japão, caso o país peça assistência", acrescenta o comunicado.

Segundo a mídia japonesa, o governo decidiu declarar uma situação de emergência para a energia nuclear, que ocorre quando há confirmação de vazamentos radioativos de uma usina nuclear ou a danificação do sistema de resfriamento de um reator.

A agência de notícias Kyodo disse que um incêndio ocorreu na usina nuclear Onagawa, da Tohoku Electric Power Company, no nordeste do Japão após o terremoto.

Em outro incidente, a província de Fukushima, local de uma usina nuclear da Tokyo Electric Power, disse nesta sexta-feira que o sistema de resfriamento do reator estava funcionando, negando uma informação anterior de que a instalação teve problemas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página