Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2011 - 06h37

Israel aprova 500 novas casas em colônias judaicas

Publicidade

DA EFE

Israel aprovou a construção de 500 novas casas em colônias judaicas no território ocupado da Cisjordânia, em resposta ao assassinato neste sábado no assentamento de Itamar de cinco israelenses da mesma família.

As casas serão erguidas em Gush Etzion, perto de Belém; Maaleh Adumim, ao leste de Jerusalém; Ariel, no norte da Cisjordânia e Kiryat Sefer, ao noroeste de Jerusalém, disse o governo israelense em um comunicado.

A decisão, anunciada hoje, foi tomada ontem à noite por uma equipe interministerial em resposta ao atentado na madrugada da sexta-feira para sábado, que gerou comoção por sua crueldade e espalhou o medo que se retorne aos níveis de violência dos anos mais duros da segunda Intifada.

Na madrugada da sexta-feira para sábado, uma ou várias pessoas cruzaram a cerca tecnológica de segurança em torno da colônia, entraram na casa e esfaquearam os pais e três de seus filhos: um de 11 anos, outro de quatro e um bebê de três meses.

O funeral acontece hoje no cemitério Har Haenujot de Jerusalém.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o titular da Defesa, Ehud Barak, participaram ontem à noite na discussão das respostas ao ataque, entre as quais se avaliou também começar uma nova colônia judia ou ampliar Itamar, mas no final prevaleceu a proposta de Barak, segundo o jornal "Haaretz".

Netanyahu notificou na noite deste sábado a decisão à Casa Branca.

Enquanto isso, as forças de segurança israelenses continuam a busca dos autores do atentado com um extenso dispositivo e um cerco em torno da cidade palestina de Nablus, no norte da Cisjordânia.

Cerca de 20 palestinos já foram detidos em diferentes localidades em torno de Itamar.

"Não descansaremos até pegar os assassinos", deixou claro o chefe do Estado-Maior, Benny Gantz, em comunicado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página