Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2011 - 09h48

Paquistão resgata nove em mina que explodiu; 43 morreram

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As equipes de resgate conseguiram resgatar nove mineradores soterrados por dois dias em uma mina de carvão no sudoeste do Paquistão que desmoronou, após uma série de explosões de gás metano.

Iftikhar Ahmed, funcionário da mina, disse que os nove homens foram encontrados inconscientes nesta terça-feira, enterrados sob areia e suportes de madeira. Nenhum deles tinha ferimentos graves.

A própria equipe de resgate se surpreendeu em encontrá-los com vida, já que achava-se que todos haviam morrido. Outros 43 trabalhadores foram encontrados mortos e os trabalhos no local foram encerrados.

A mina, pertencente à estatal Corporação Nacional de Desenvolvimento Mineiro do Paquistão, foi declarada perigosa há duas semanas, devido à presença de gás metano. O alerta foi ignorado.

Segundo as autoridades, o acidente foi provocado pela falta de ventilação da mina, o que permitiu um acúmulo de gases tóxicos e gerou as explosões.

A mina fica em Sorang, a cerca de 35 quilômetros de Quetta, a capital da província do Baluchistão. Limítrofe com Afeganistão e Irã, o Baluchistão é uma província pouco povoada, embora seja rica em recursos naturais, algo primordial em um país que vive em meio a crises energéticas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página