Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2011 - 11h55

Egito confirma eleição parlamentar para setembro

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Egito realizará uma eleição parlamentar em setembro e suspenderá leis de emergência antes do pleito, disse o Conselho Supremo das Forças Armadas nesta segunda-feira.

Mamdouh Shaheen, membro do conselho militar, afirmou que uma data para uma eleição presidencial ainda tem que se definida.

O conselho militar governa o Egito desde que Mubarak foi deposto em 11 de fevereiro, e planeja entregar o poder a um governo civil assim que uma eleição presidencial for realizada.

As eleições parlamentar e presidencial são um passo crucial para a democratização do Egito, após 30 anos do regime ditatorial de Hosni Mubarak.

Especialistas questionam, contudo, se cinco meses será suficiente para garantir uma eleição livre e participativa, já que a maioria dos partidos de oposição foram esmagados pelo regime Mubarak.

O conselho militar também aprovou uma lei que suaviza as restrições para a formação de partidos políticos. Shaheen afirmou que novo partidos necessitarão da aprovação de 5.000 membros de pelo menos dez das 29 províncias egípcias.

"As eleições parlamentares serão feitas em setembro", disse Shaheen. "Dissemos antes que eleições parlamentares ou presidenciais não serão realizadas enquanto a lei de emergência estiver em vigor", acrescentou.

Setembro era o mês em que haveria eleições presidenciais no calendário fixado pelo regime de Hosni Mubarak. As últimas eleições parlamentares, infestadas de denúncias de fraude, foram realizadas em dois turnos nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro do ano passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página