Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2011 - 19h56

Premiê israelense nomeia novo chefe do Shin Bet

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Yoram Cohen, um veterano responsável dentro dos organismos de segurança, como o próximo chefe do serviço de segurança de Israel, o Shin Bet.

Cohen, ex-chefe do Shin Bet e primeiro judeu praticante que é eleito principal responsável pelo organismo, substituirá Yuval Diskin, o atual responsável pelo serviço de segurança interior israelense, cujo mandato termina em 15 de maio.

Ainda é necessária a autorização do Comitê Turkel, encarregado de autorizar as nomeações, para que a indicação de Cohen se torne efetiva.

Nascido em Israel e com 30 anos de experiência dentro do Shin Bet, Cohen completou seu serviço militar na Brigada Golani, enquanto participava de um programa especial destinado a recrutas judeus.

Ao anunciar a indicação de Cohen nesta segunda-feira, Netanyahu louvou seu antecessor por sua "importante e efetiva" contribuição como chefe do Shin Bet nos últimos seis anos.

"Tenho certeza de que lhe agradecendo pelo seu trabalho, o faço em nome de todos os cidadãos de Israel", disse o chefe do Executivo israelense.

Espera-se que o próximo responsável do Shin Bet dê continuidade aos planos de Diskin de reduzir a equipe e despesas, assim como de aumentar o uso de tecnologias avançadas e garantir uma maior flexibilidade operacional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página