Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2011 - 14h43

Índice de preços ao produtor sobe 0,7% em março nos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O índice de preços ao produtor (IPP) dos Estados Unidos avançou abaixo do esperado durante o mês de março, com aumento de 0,7%, o menor em quatro meses, informou nesta quinta-feira o Departamento de Trabalho.

O crescimento segue uma alta de 1,6% em fevereiro e de 0,8% em janeiro. O resultado desapontou o mercado financeiro, que esperava um aumento de 1,1%.

No período de 12 meses, de março de 2010 a março de 2011, o IPP subiu 5,8%, o maior ganho anual desde o crescimento de 5,9% no período encerrado em março de 2010.

Se forem excluídas os preços mais voláteis da energia e dos alimentos, o IPP aumentou no mês passado 0,3%, indicou o Departamento. Em março os preços da energia subiram 2,6%, mas os preços de atacadista dos alimentos caíram 0,2%, a primeira baixa em sete meses.

Os preços dos produtos intermediários --os que requerem mais processamento antes de ir à venda-- e excluindo energia e alimentos, subiram 0,9% no mês passado. Os especialistas consideram este como um indicador mais claro da tendência de inflação.

O crescimento econômico na China e outros mercados emergentes e a queda da cotação do dólar continuam empurrando para cima os preços das matérias-primas, e isto abriu uma brecha entre os funcionários que manejam a política monetária dos EUA no Federal Reserve (FED, banco central americano).

O indicador de preços pagos a fábricas, agricultores e produtores em geral é semelhante ao índice de preços no atacado no Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página