Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 10h45

Índice de preços ao consumidor dos EUA sobe 0,5% em março

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O índice de preços ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos subiu 0,5% em março, sob os efeitos do encarecimento da energia e dos alimentos, informou nesta sexta-feira o Departamento do Trabalho.

O resultado foi coerente com as expectativas do mercado financeiro.

Segundo o departamento, a alta foi puxada pelos preços da gasolina e dos alimentos, que juntos foram responsáveis por três quartos do aumento.

Assim, o núcleo do índice, que exclui justamente os itens mais voláteis, como energia e alimentação, teve alta modesta de 0,1% (0,1 ponto menos que em fevereiro e abaixo das projeções de mercado).

No período anual, de março de 2010 em relação a março de 2011, foi de 2,7%, o índice mais alta desde dezembro de 2009. Somente considerando os preços do segmento "energia", a inflação foi de 15,5% nos últimos 12 meses. Já a inflação dos alimentos foi de 2,9% no mesmo período.

O IPC mede o comportamento dos preços ao consumidor norte-americano, calculado a partir do custo de uma cesta pré-definida de bens e serviços.

Nesta quinta-feira, o mesmo órgão revelou que o índice de preços ao produtor apontou uma inflação de 0,7%, o menor em quatro meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página