Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2011 - 20h20

Geithner garante que Congresso elevará teto da dívida dos EUA

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, assegurou neste domingo que o Congresso aumentará o teto da dívida pública, caso contrário as consequências serão "catastróficas".

"Quero deixar perfeitamente claro que o Congresso aumentará o limite máximo da dívida", disse Geithner em entrevista no programa político da ABC "This Week".

Segundo Geithner, os membros do Congresso, tanto democratas como republicanos, mostraram sua disposição em aceitar este aumento na reunião privada que tiveram na Casa Branca com o presidente, Barack Obama, na quarta-feira passada.

Geithner assinalou que passou "muito tempo com os republicanos e os democratas nisto e eles entendem o que está em jogo", o risco do descumprimento das obrigações da dívida da nação "seria catastrófico", assegurou.

As declarações de Geithner discordam das de alguns legisladores republicanos, como Jim DeMint e Paul Rand, que asseguraram em público que se oporão a qualquer tentativa de votar para elevar o limite de US$ 14 trilhões de dívida.

Por sua vez, o secretário do Tesouro enfatizou que "se comprometeram e precisam cumprir, não há alternativa", finalizou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página