Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2011 - 16h41

Peru encerra apuração do 1º turno das eleições presidenciais

Publicidade

DA ANSA, EM LIMA

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru (Onpe) informou nesta sexta-feira que a apuração dos votos da eleição presidencial de 10 de abril foi encerrada.

De acordo com o instituto, o nacionalista Ollanta Humala alcançou 31,7% da preferência dos eleitores, e a conservadora Keiko Fujimori, 23,6%. Com este resultado, ambos irão disputar o segundo turno das eleições, marcado para 5 de junho.

A contagem das cédulas apontou que Humala, da coalizão Ganha Peru, teve 4,6 milhões de votos e Keiko, da aliança Força 2011, 3,4 milhões.

O terceiro lugar ficou com o ex-ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski, da Aliança para a Grande Mudança, que obteve 18,5% dos votos. Ele foi seguido pelo ex-presidente Alejandro Toledo, do Peru Possível, com 15,6%, e pelo ex-prefeito de Lima Luis Castañeda, da Aliança Solidária Nacional, com 9,8%.

Dois dias após o pleito, quando o cenário do segundo turno já estava praticamente traçado, o atual presidente do Peru, Alan García, felicitou os candidatos e fez um chamado pela "tranquilidade", porque "o mundo sabe que, quem se eleger presidente, homem ou mulher, estará sujeito a compromissos que já existem e a encaminhamentos racionais do sistema econômico mundial".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página