Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2011 - 00h44

Tropas tailandesas e cambojanas retomam confrontos em fronteira

Publicidade

DA EFE

As tropas de Tailândia e Camboja travaram neste sábado (horário local) um novo confronto em um trecho da fronteira disputada em comum, o segundo após o de sexta-feira que causou a morte de sete soldados de ambos os exércitos.

O porta-voz do comando militar nordeste, coronel Prawit Hookaew, disse à televisão estatal que a troca de fogo de artilharia e disparos de fuzil começou ao amanhecer no mesmo local do dia anterior, perto do templo de Ta Kawai.

O templo, situado na faixa fronteiriça que separa a província tailandesa de Surin do norte do Camboja, faz parte do antigo complexo arquitetônico de Ta Muen e é outro dos legados da milenar civilização khmer cuja soberania é disputada por Tailândia e Camboja.

No começo de fevereiro, oito pessoas morreram, incluindo civis, e dezenas ficaram feridas nos combates travados durante quatro dias entre os dois exércitos.

Em março, os governos de Camboja e Tailândia aceitaram negociar com a mediação da Indonésia o litígio territorial que travam por causa da soberania de uma pequena região situada ao lado do templo de Preah Vihear, também na fronteira comum.

No entanto, depois a Tailândia mudou de opinião e se negou a negociar uma solução com o Camboja, alegando que a presença de observadores indonésios na área em disputa podia complicar a situação.

Este contencioso entre Camboja e Tailândia ganhou força em 2008 quando o templo foi declarado patrimônio da humanidade e a Unesco o inscreveu dentro do território cambojano.

A Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), cuja presidência temporária é da Indonésia, tratou o conflito em reunião no final de fevereiro e surgiu a iniciativa da mediação.

O bloco regional integra Mianmar (antiga Birmânia), Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

A Tailândia admite que o conjunto de monumentos se encontra em solo cambojano, tal como sentenciou o Tribunal Internacional de Haia em 1962, mas reivindica uma área de 4,6 quilômetros quadrados situada nos arredores do templo.

Os dois países assinaram em 2000 um memorando de entendimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página