Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2011 - 11h13

Centenas marcham em memória de família assassinada na França

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Centenas de franceses foram às ruas de Nantes, no oeste do país, em uma manifestação em memória dos cinco membros da família Dupont de Ligonnes, assassinados em sua casa. O pai, Xavier Dupont de Ligonnes, é o principal suspeito e está foragido.

Agnes e os quatro filhos Arthur, Thomas, Anne e Benoit foram encontrados mortos em sua casa em Nantes no último dia 21. As autópsias mostraram que a mãe e os quatro filhos de 13 e 20 anos foram alvo de execuções "metódicas" antes que seus corpos fossem cuidadosamente enterrados no jardim de sua casa.

Jean-Sebastien Evrard/France Presse
Centenas de pessoas marcham em memória da mãe e quatro filhos assassinados em sua casa, em Nantes
Centenas de pessoas marcham em memória da mãe e quatro filhos assassinados em sua casa, em Nantes

Segundo as primeiras constatações, as vítimas foram assassinadas enquanto dormiam e as análises tentam provar agora se tinham sido drogadas com antecedência.

Os investigadores consideram Xavier, que foi visto pela última vez em 15 de abril na localidade de Roquebrune-sur-Argens (sudeste), como principal testemunha e pretendem contrastar seu depoimento com as investigações.

Para tal, as autoridades judiciais francesas emitiram no sábado (23) uma ordem de busca internacional contra o pai. A ordem ainda não prevê a prisão.

INVESTIGAÇÕES

Na sexta-feira (22), um dos carros da família, um Citroen C5, foi encontrado no estacionamento de um hotel em Roquebrune-sur-Agens, no departamento de Var (sudeste da França), no outro extremo do país, onde a família viveu antes de se instalar em Nantes.

As investigações se orientaram para essa região depois de ter sido registrado um saque de 30 euros em um caixa automático do local, no dia 14 de abril. Segundo o procurador de Nantes, Xavier Ronsin, na noite de 12 de abril o homem em questão jantou sozinho e dormiu em um albergue em Pontet, departamento de Vaucluse (sudeste).

No dia 15 de abril, ele deixou sozinho o quarto e largou o veículo nas proximidades.

Um vizinho da família, Fabrice, disse à France Presse que, há 15 dias, viu Xavier de Ligonnès colocando "enormes sacolas no carro". Disse também ter visto a mulher, Agnès, mãe dos quatro filhos, pela última vez no domingo, 4 de abril.

Ele afirmou que, dias depois, os dois cães da raça labrador da casa "latiram durante toda a noite, e depois, houve um silêncio absoluto".

MINUCIOSO

Os policiais parecem inclinar-se para uma cena preparada minuciosamente: o contrato de aluguel da casa foi rescindido. Os amigos e a direção da escola dos filhos foram advertidos por carta que a família se mudaria para o exterior.

Os policiais também elaboram um estudo de personalidade do pai para tentar determinar alguns elementos que ainda estão confusos.

France Presse
Em sentido horário: o pai Xavier Dupont, sua mulher Agnes, e os filhos Arthur, Thomas, Anne e Benoit
Em sentido horário: o pai Xavier Dupont, sua mulher Agnes, e os filhos Arthur, Thomas, Anne e Benoit

Segundo o procurador, Xavier Dupont de Ligonnès estava frequentemente ausente de casa por motivos profissionais.

De cabelos castanhos, cortados bem rente, rosto redondo e óculos de metal, o homem procurado teria sido gerente de uma pequena empresa perto de Pornic, nas imediações de Nantes, segundo a polícia judiciária.

Outras informações dizem que ele trabalhava com turismo ou hotelaria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página